quinta-feira, 11 de março de 2010

Prêmio Sentidos

O Prêmio Sentidos tem o objetivo de divulgar e reconhecer as histórias de superação de pessoas com deficiência e mostraras realizações em prol da inclusão social e econômica desenvolvidas por instituições do terceiro setor, empresas e poderpúblico.
O Prêmio é uma iniciativa da Revista e Site Sentidos, AVAPE, FENAVAPE, Instituto Ressoar, Rede Record de Rádio e Televisão, e com o apoio da Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Editora Escala, Flow Design, Áurea Editora, Net Cidade e Trama Comunicações.
Nesta terceira edição praticamente todos os critérios de avaliação e categorias participantes foram mantidas. Também teremos a participação do Júri Popular que irá eleger, através de uma votação pelo site www.sentidos.com.br o caso preferido da maioria entre os três finalistas de cada categoria.
A terceira edição do Prêmio Sentidos apresentou um número de inscritos superior à segunda edição realizada em 2009. No total foram 787 inscrições recebidas pela internet e por carta nas 6 categorias disponíveis para participação do público, vindas de 13 Estados brasileiros. Assim como nas últimas edições, a categoria que teve maior adesão foi a Gente como a Gente, seguida por Talentos Especiais com destaque para Artes e Literatura. As pessoas com deficiência física foram o maior grupo por tipode deficiência. Outro fator que chamou à atenção nesta oportunidade foi uma notável participação de muitos trabalhos que já haviam sido inscritos em edições anteriores. Confira abaixo a relação completa com os 10 finalistas da categoria Literatura:
DIVINA CÉLIA GARCIA - Tipo de Deficiência: Física Cidade/Estado: Naviraí/MS. Sua história: Seus oito livros já publicados desde 1990 trazem em suas páginas vários momentos da trajetória da autora, paraplégica, que optou pela carreira literária para enfrentar os desafios para a conquista de sua independência.
EMÍLIO CARLOS FIGUEIRA DA SILVATipo de Deficiência: Física Cidade/Estado: São Paulo/SP. Sua história: Seu livro CAMINHANDO EM SILÊNCIO traz uma introdução à trajetória das pessoas com deficiência na históriado Brasil. Mestrando da PUC em Psicologia da Educação e bacharel em psicologia, jornalismo e história, o autor tem paralisia cerebral e esta é a sua décima primeira obra.
GILBERTO STANIESKI FILHOTipo de Deficiência: Física Cidade/Estado: Porto Alegre/RS. Sua história: Em 1995 ficou tetraplégico e teve o braço esquerdo amputado em um acidente automobilístico. Formou-se em direitoe hoje é advogado, defensor dos grupos vulneráveis. Escrevo cinco livros, é doutorando em Direito Público pela Universidadede Gramado na Espanha, palestrante e atualmente estuda na Fundação Escola dos Magistrados do Trabalho do Rio Grande do Sul (Femargs).
HÉLIO DE ARAÚJOTipo de Deficiência: Física Cidade/Estado: Petrolina/PE. Sua história: O livro ANDANÇAS conta sua trajetória após o acidente de moto que mudou completamente o seu modo de viver,devido às limitações físicas adquiridas. Em outro livro de sua autoria: O QUARTETO O QUARTETO o autor desenvolve um enredosimples, mostrando situações que acontecem com pessoas com deficiência. Tudo isso aliado a uma trama bem urdida na qualo leitor vai sendo gradativamente envolvido.
NARDÉLIO FERNANDES DA LUZ - Tipo de Deficiência: Física Cidade/Estado : Uberlândia/MGSua história: Escreveu o livro VIDA APÓS A VIDA, no qual conta sua experiência após um mergulho que o deixou tetraplégico. Sua narrativa traz várias passagens que vivenciou e como conseguiu superar as dificuldades impostas por sua nova condiçãofísica.
PAULO ROBERTO CÂNDIDO DE OLIVEIRA - Tipo de deficiência: Visual Cidade/Estado: Fortaleza/CESua história: Formado em Engenharia Elétrica. Aos 20 anos de idade, teve o diagnóstico de uma degeneração macular que gradativamente foi comprometendo a visão, levando-o a ter visão subnormal. Superou obstáculos e passou a trabalhar com informática inclusiva (Dosvox) em uma Instituição para cegos, na qual vem realizando vários projetos nas áreas de tecnologia, artes e cultura. Escreveu Livros de poesias, ingressou em uma Academia de Letras e criou a primeira Academia de Letras e Artes do Brasil com escritores cegos.
PRISCILA DOS SANTOS SOTERIO - Tipo de Deficiência: Visual Cidade/Estado: Itaquaquecetuba/SP. Sua história: Palestrante e escritora, escreveu o livro ENCONTRO COM A FELICIDADE, no qual conta as suas lições de vida durante seu tratamento no Hospital do Câncer que resultou na perda total de um olho e parcial do outro. Seu relato é feito através da personagem KATARINA e mistura a realidade e ficção. Outro livro que consegui editar e lançar, o RECANTO JOVEM, encontra-se esgotado.
RICARDO BARROS PEREIRA DE LUCENA JR - Tipo de Deficiência: Física Cidade/Estado: Teresópolis/RJ. Sua história: Autor de livros, 04 paradidáticos. Já vendeu no Brasil mais de 170.000 exemplares. Já ministrou mais de 400 palestras para alunos, de todo o país. Esse ano inscreveu no Prêmio Sentidos seu último livro lançado em janeiro de 2009: O BRASIL QUE O BRASIL desconhece.
SAUL FURTADO DA SILVA - Tipo de deficiência: Múltipla Cidade/Estado: São Paulo/SP. Sua história: Portador de duas síndromes. A de Moebils, que o levou a amputação do braço esquerdo e a uma paralisia facial. A outra é a síndrome de Asperger também chamado de Autismo de auto rendimento. Apesar destas duas limitações, não se deixouabater, pelo contrário, pois sempre teve a credibilidade em dias melhores. A síndrome de Asperger como todo quadro de autismo faz com que as pessoas fiquem um pouco mais retraídas, porém vem trabalhando para a melhoria dessa característica.
THIAGO RIBEIRO SANTOS - Tipo de Deficiência: Múltipla Cidade/Estado: Rio de Janeiro/RJ. Sua história: Autor de ESPERANÇA SEM FIM traz o depoimento de uma batalha sem trégua pela conquista de cada dia. Em meio há uma vida que muitos julgam ser difícil por causa do acidente que o deixou tetraplégico. Para ele, a verdadeira forçavem da esperança do amor e de transformar o impossível em possível. Visando uma vida melhor e querendo compartilhar sua experiência com outras pessoas criou um blog, como forma de demonstrar ao mundo que enquanto há vida há Esperança Sem Fim.

Parabéns Paulo Roberto! A família SAC está orgulhosa de você. Essa merecida premiação é fruto de muito trabalho, amor e dedicação em tudo o que você faz.


Um comentário:

  1. Parabéns!!! Amigo Paulo!!!
    Sabe, eu estava tão anciosa por ver o seu nome na lista, pois tinha certeza que você seria classificado. GRANDE POETA!!!
    Abraços...
    Andréia Barros

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Volte sempre!
Deixe aqui seu comentário ou entre em contato conosco pelo e-mail: sacescola@gmail.com