O Prêmio Sentidos tem o objetivo de divulgar e reconhecer as histórias de superação de pessoas com deficiência e mostraras realizações em prol da inclusão social e econômica desenvolvidas por instituições do terceiro setor, empresas e poderpúblico.
O Prêmio é uma iniciativa da Revista e Site Sentidos, AVAPE, FENAVAPE, Instituto Ressoar, Rede Record de Rádio e Televisão, e com o apoio da Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Editora Escala, Flow Design, Áurea Editora, Net Cidade e Trama Comunicações.
Nesta terceira edição praticamente todos os critérios de avaliação e categorias participantes foram mantidas. Também teremos a participação do Júri Popular que irá eleger, através de uma votação pelo site www.sentidos.com.br o caso preferido da maioria entre os três finalistas de cada categoria.
A terceira edição do Prêmio Sentidos apresentou um número de inscritos superior à segunda edição realizada em 2009. No total foram 787 inscrições recebidas pela internet e por carta nas 6 categorias disponíveis para participação do público, vindas de 13 Estados brasileiros. Assim como nas últimas edições, a categoria que teve maior adesão foi a Gente como a Gente, seguida por Talentos Especiais com destaque para Artes e Literatura. As pessoas com deficiência física foram o maior grupo por tipode deficiência. Outro fator que chamou à atenção nesta oportunidade foi uma notável participação de muitos trabalhos que já haviam sido inscritos em edições anteriores. Confira abaixo a relação completa com os 10 finalistas da categoria Literatura:
DIVINA CÉLIA GARCIA - Tipo de Deficiência: Física Cidade/Estado: Naviraí/MS. Sua história: Seus oito livros já publicados desde 1990 trazem em suas páginas vários momentos da trajetória da autora, paraplégica, que optou pela carreira literária para enfrentar os desafios para a conquista de sua independência.
EMÍLIO CARLOS FIGUEIRA DA SILVATipo de Deficiência: Física Cidade/Estado: São Paulo/SP. Sua história: Seu livro CAMINHANDO EM SILÊNCIO traz uma introdução à trajetória das pessoas com deficiência na históriado Brasil. Mestrando da PUC em Psicologia da Educação e bacharel em psicologia, jornalismo e história, o autor tem paralisia cerebral e esta é a sua décima primeira obra.
GILBERTO STANIESKI FILHOTipo de Deficiência: Física Cidade/Estado: Porto Alegre/RS. Sua história: Em 1995 ficou tetraplégico e teve o braço esquerdo amputado em um acidente automobilístico. Formou-se em direitoe hoje é advogado, defensor dos grupos vulneráveis. Escrevo cinco livros, é doutorando em Direito Público pela Universidadede Gramado na Espanha, palestrante e atualmente estuda na Fundação Escola dos Magistrados do Trabalho do Rio Grande do Sul (Femargs).
HÉLIO DE ARAÚJOTipo de Deficiência: Física Cidade/Estado: Petrolina/PE. Sua história: O livro ANDANÇAS conta sua trajetória após o acidente de moto que mudou completamente o seu modo de viver,devido às limitações físicas adquiridas. Em outro livro de sua autoria: O QUARTETO O QUARTETO o autor desenvolve um enredosimples, mostrando situações que acontecem com pessoas com deficiência. Tudo isso aliado a uma trama bem urdida na qualo leitor vai sendo gradativamente envolvido.
NARDÉLIO FERNANDES DA LUZ - Tipo de Deficiência: Física Cidade/Estado : Uberlândia/MGSua história: Escreveu o livro VIDA APÓS A VIDA, no qual conta sua experiência após um mergulho que o deixou tetraplégico. Sua narrativa traz várias passagens que vivenciou e como conseguiu superar as dificuldades impostas por sua nova condiçãofísica.
PAULO ROBERTO CÂNDIDO DE OLIVEIRA - Tipo de deficiência: Visual Cidade/Estado: Fortaleza/CESua história: Formado em Engenharia Elétrica. Aos 20 anos de idade, teve o diagnóstico de uma degeneração macular que gradativamente foi comprometendo a visão, levando-o a ter visão subnormal. Superou obstáculos e passou a trabalhar com informática inclusiva (Dosvox) em uma Instituição para cegos, na qual vem realizando vários projetos nas áreas de tecnologia, artes e cultura. Escreveu Livros de poesias, ingressou em uma Academia de Letras e criou a primeira Academia de Letras e Artes do Brasil com escritores cegos.
PRISCILA DOS SANTOS SOTERIO - Tipo de Deficiência: Visual Cidade/Estado: Itaquaquecetuba/SP. Sua história: Palestrante e escritora, escreveu o livro ENCONTRO COM A FELICIDADE, no qual conta as suas lições de vida durante seu tratamento no Hospital do Câncer que resultou na perda total de um olho e parcial do outro. Seu relato é feito através da personagem KATARINA e mistura a realidade e ficção. Outro livro que consegui editar e lançar, o RECANTO JOVEM, encontra-se esgotado.
RICARDO BARROS PEREIRA DE LUCENA JR - Tipo de Deficiência: Física Cidade/Estado: Teresópolis/RJ. Sua história: Autor de livros, 04 paradidáticos. Já vendeu no Brasil mais de 170.000 exemplares. Já ministrou mais de 400 palestras para alunos, de todo o país. Esse ano inscreveu no Prêmio Sentidos seu último livro lançado em janeiro de 2009: O BRASIL QUE O BRASIL desconhece.
SAUL FURTADO DA SILVA - Tipo de deficiência: Múltipla Cidade/Estado: São Paulo/SP. Sua história: Portador de duas síndromes. A de Moebils, que o levou a amputação do braço esquerdo e a uma paralisia facial. A outra é a síndrome de Asperger também chamado de Autismo de auto rendimento. Apesar destas duas limitações, não se deixouabater, pelo contrário, pois sempre teve a credibilidade em dias melhores. A síndrome de Asperger como todo quadro de autismo faz com que as pessoas fiquem um pouco mais retraídas, porém vem trabalhando para a melhoria dessa característica.
THIAGO RIBEIRO SANTOS - Tipo de Deficiência: Múltipla Cidade/Estado: Rio de Janeiro/RJ. Sua história: Autor de ESPERANÇA SEM FIM traz o depoimento de uma batalha sem trégua pela conquista de cada dia. Em meio há uma vida que muitos julgam ser difícil por causa do acidente que o deixou tetraplégico. Para ele, a verdadeira forçavem da esperança do amor e de transformar o impossível em possível. Visando uma vida melhor e querendo compartilhar sua experiência com outras pessoas criou um blog, como forma de demonstrar ao mundo que enquanto há vida há Esperança Sem Fim.
Parabéns Paulo Roberto! A família SAC está orgulhosa de você. Essa merecida premiação é fruto de muito trabalho, amor e dedicação em tudo o que você faz.
Parabéns!!! Amigo Paulo!!!
ResponderExcluirSabe, eu estava tão anciosa por ver o seu nome na lista, pois tinha certeza que você seria classificado. GRANDE POETA!!!
Abraços...
Andréia Barros