quarta-feira, 24 de março de 2010

24 de março - Dia Mundial da Tuberculose

Você sabia?

A celebração do Dia Mundial da Tuberculose (TB), a 24 de Março, visa sensibilizar a população e aumentar a consciência sobre a epidemia mundial que é a tuberculose, bem como os esforços para eliminar a doença.
“Em movimento contra a tuberculose. Inovar para acelerar acções” é o mote para as comemorações em 2010.
A Parceria Stop à TB (Stop TB Partnership), uma rede de organizações e países de combate à tuberculose, organiza, neste dia, diversos eventos com a finalidade de realçar o âmbito da doença e a necessidade de a prevenir e curar.
O evento anual, comemorado no dia 24 Março, recorda o dia do ano de 1882 em que Robert Koch anunciou à comunidade científica da altura que havia descoberto a causa da tuberculose, o bacilo TB. Foi o primeiro passo para diagnosticar e curar a tuberculose.
Actualmente, a Organização Mundial da Saúde trabalha no sentido de reduzir para metade as taxas de prevalência de tuberculose e de mortes até 2015.
Mensagens chave do Dia Mundial da Tuberculose 2010:
- Descobrir novos e melhores instrumentos para combater a tuberculose
- Proporcionar os tratamentos da tuberculose a um maior número de pessoas
- Promover tecnologias inovadores no diagnóstico
- Estabelecer novas e sólidas parcerias de forma a serem atingidos os objectivos do Global Plan to Stop Tuberculosis (2006-2015)
- Identificar formas inovadoras de financiar o combate contra a Tuberculose.
Fonte:www.portaldasaude.pt/portal

CURIOSIDADES
O que é tuberculose ?
É uma doença infecciosa que pode afetar os pulmões ou outras partes do organismo, com graves conseqüências.
Como ela se espalha?
A doença é transmitida de pessoa para pessoa. Quando alguém que tem os germes – ativos e não tratados – em seus pulmões ou garganta, os expele para o ar ao espirrar ou falar. Outros indivíduos que estejam respirando o mesmo ar contaminado podem ser infectados. Normalmente, quem acaba inspirando essas bactérias tem contato próximo e constante com alguém que já está com a doença. Esta é a razão pela qual a maioria das pessoas pega a tuberculose de membros da família, amigos ou colegas de trabalho. Num contato ocasional com gente tossindo em um restaurante ou dentro de um meio de transporte público, mesmo que haja alguém tuberculoso, é mais difícil haver a transmissão. Não se pega a doença por meio de contato com pratos, copos, lençóis ou roupas.
O que significa ter "infecção" de tuberculose?
Na maioria dos casos, depois que os germes entram no corpo, as defesas do organismo os controlam construindo uma parede em torno deles, como uma cicatriz em volta de uma ferida. As bactérias podem continuar vivas dentro dessas paredes por anos, em estado inativo. Enquanto inativas, elas não são prejudiciais e não podem se espalhar para outras pessoas. O indivíduo está infectado, mas não doente, e provavelmente não vai nem saber que tem os germes. Portanto, ter infecção de tuberculose significa que as bactérias estão no corpo, mas em estado inativo.
O que é a "doença" tuberculose?
É uma doença grave causada por germes ativos. Se as defesas do organismo estiverem fracas, é possível que o mal se desenvolva logo após a penetração dos germes no corpo. Também é provável, mesmo depois de muitos anos, que germes inativos tornem-se ativos. Para isto é necessário que as defesas do corpo fiquem enfraquecidas por razões como envelhecimento, doenças graves, abuso de drogas ou álcool e aids. Quando as defesas estão enfraquecidas e os germes inativos se tornam ativos, eles podem se multiplicar e prejudicar os pulmões ou outros órgãos onde se encontram. Quando não é tratada, a tuberculose pode ser uma doença tão grave que se torna fatal. Entretanto, os doentes podem ser curados se tiverem tratamento médico adequado e tomarem os medicamentos conforme a prescrição.
Que exames podem diagnosticar a tuberculose?
- O teste de tuberculina Mantoux PPD, feito na pele, mostra se uma pessoa foi ou não infectada.
- O raio X do tórax, assim como o teste Mantoux, pode identificar se houve infecção. O raio X mostra se os pulmões sofreram algum dano.
- Um teste de catarro mostra se germes de tuberculose estão no escarro expelido pela pessoa ao tossir.
Fonte:www.py2gea.com.br

Um comentário:

Obrigada pela visita! Volte sempre!
Deixe aqui seu comentário ou entre em contato conosco pelo e-mail: sacescola@gmail.com