sexta-feira, 26 de março de 2010

II Caminhada em prol da pessoa com deficiência

A Sociedade de Assistência aos Cegos, mantenedora do Instituto Hélio Góes, juntamente com outras Instituições: ACEC, SAC, IEC, CAP e Inst dos Cegos que trabalham com pessoas com deficiências, participaram hoje pela manhã na Avenida Beira Mar da II caminhada em prol das pessoas com deficiência. O evento tem o apoio do Sesc Ativo – Núcleo Pessoas com Deficiência que tem como objetivo possibilitar a prática da atividade física a pessoas com deficiência, favorecendo a melhoria nas relações sócio-afetivas e no desenvolvimento geral, possibilitando, desta forma a inclusão social de forma efetiva. No Sesc são realizadas atividades de musculação e práticas de natação, hidroterapia e psicomotricidade aquática, de acordo com os desejos e necessidades do aluno. Também são promovidos eventos esportivos, sócio cultural e de lazer como: caminhadas, passeios turísticos, visita a teatro, cinema, praça, shopping, praia, torneios, festivais e outros. Tem em sua coordenação Izabelli Matos.
A Caminhada Sesc Ativo teve como prinipal objetivo sensibilizar a comerciantes, empresários e a população de modo geral acerca da inclusão da pessoa com deficiência e da acessibilidade desta pessoa nos espaços de nossa sociedade.
Durante o percuso, informações, indagações e relatos em relação as pessoas com deficiências eram feitos. Após a caminhada, houve um show musical com os repentistas "Jota e Passarinho" e lanche para todos que participaram.
Confira o evento:















































E falando em deficiências, o grande poeta Mário Quitanda ressalta em seu belo poema "Deficiências", os vários tipos e características dos verdadeiros deficientes ...
DEFICIÊNCIAS
Deficiente é aquele que não consegue modificar a vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive, sem ter consciência de que é dono do seu destino.
Louco é quem não procura ser feliz com o que possui.
Cego é aquele que não vê seu próximo morrer de frio, de fome, de miséria, e só tem olhos para seus míseros problemas e pequenas dores.
Surdo é aquele que não tem tempo de ouvir um desabafo de um amigo, ou apelo de um irmão. Pois está sempre apressado para o trabalho e quere garantir seus tostões no fim do mês.
Mudo é aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia
Paralitico é quem não consegue andar na direção daquelas que precisam de sua ajuda.
Diabético é quem não consegue ser doce.
Anão é que não sabe deixar o amor crescer.
E, finalmente, a pior das deficiências é ser miserável, pois: Miseráveis são todos que não conseguem falar com Deus.
(Mário Quintana)


2 comentários:

  1. Parabéns ao Instituto Hélio Góes em parceria com o Sesc por mais uma iniciativa de inclusão dos deficientes visuais.É muito importante mostrar as pessoas que é possível viver todos na mesma sociedade e forma igualitária.
    Elenice (Tia do Paulo Mateus)

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo Blog e em especial pela participação na Caminhada SESC ATIVO. O apoio da SAC sempre abrilhanta nossos eventos. Felicidades!!!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Volte sempre!
Deixe aqui seu comentário ou entre em contato conosco pelo e-mail: sacescola@gmail.com