terça-feira, 16 de agosto de 2011

Jogavox - Visita Antônio Borges a SAC

A Sociedade de Assistência aos Cegos - SAC teve o prazer de receber na última quinta-feira, (11/08) Antônio Borges, Professor da UFRJ, idealizador do Sistema DOSVOX, sistema destinado a Deficientes Visuais.
Antônio Borges esteve na SAC para ministrar o primeiro curso/oficina do programa Jogavox no Ceará destinados a professores e estudantes da área de informática.
O curso contou com a presença de profissionais da SAC, estudantes do Curso de Fomação da SAC, estudantes da UFC e demais profissionais.

O Jogavox, é um dos programas que fazem parte o Sistema Dosvox, sendo uma ferramenta interativa onde professor e aluno podem construir seus jogos com objetivos pedagógicos, inclusive, sem barreiras, tornando possível o uso do programa por todos os interessados, independentemente de terem ou não conhecimento de programação.







CONHEÇA MAIS O JOGAVOX:
O sistema Jogavox é uma ferramenta para criação interativa de jogos acessíveis a deficientes visuais, não apenas na jogabilidade, mas que também permite que um professor, mesmo sendo cego, possa criar jogos de grande interesse, sem grande esforço.
O projeto cria as bases para que se torne factível o incremento da integração do aluno com deficência na sala de aula pela disponibilização de jogos inclusivos, em que ele, deficiente, e outros colegas, não deficientes podem jogar e se divertir sem barreiras. Agregado ao jogavox, uma metodologia de construção de jogos simples, permite, em tese, que um grande número de professores domine esta ferramenta e com ela, construa jogos talhados para uso em suas necessidades pedagógicas e nas características peculiares de cada turma em que leciona. O Jogavox é aplicável a virtualmente todas as disciplinas.
O Jogavox fornece, portanto, uma infraestrutura acessível para deficientes visuais, tanto no ato de jogar quanto no de construir o jogo. Neste último caso, ele permite, através de uma cuidadosa interface homem-computador baseada em menus interativos simples e diretos, a incorporação de diversos elementos multimídia: textos, imagens, sons, música, filmes e outros elementos que possam ser controlados por um micro computador.
Deve, portanto, ser visto como um ingrediente importante e facilitador do acesso e da construção do conhecimento pelos alunos incluídos em turmas regulares, pela perspectiva de valorização das potencialidades encontradas em uma proposta de produção colaborativa.
O sistema computacional foi desenvolvido no Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro e teve o embasamento na dissertação de Mestrado da Prof. Érica Esteves da Cunha, e da monografia de pós-graduação em informática educativa, orientadas pelos profs. Josefino Cabral Lima e José Antonio Borges.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Volte sempre!
Deixe aqui seu comentário ou entre em contato conosco pelo e-mail: sacescola@gmail.com