quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Deficientes vencem dificuldades

Através de um curso prático sobre as tarefas domésticos, jovens estão conquistando sua independência dia a dia.

Fortaleza.
Cortar verduras, cozinhar e acender um fogão não são tarefas simples para a maioria das pessoas com deficiência visual. O Centro de Atendimento Clínico Educacional (Cace) Maria de Nazaré Domingos, do Município de Horizonte, iniciou, na última sexta-feira, um ciclo de aulas para quatro jovens com deficiência visual de 16 a 24 anos sobre atividades domésticas, em especial, as tarefas na cozinha. Na primeira aula, as jovens conheceram os utensílios de cozinha e prepararam uma salada de frutas.

De acordo com a coordenadora do Cace, Edna Lopes, o objetivo é proporcionar a autonomia e independência quanto ao exercício das atividades diárias. A coordenadora conta que a ideia partiu dos próprios familiares que tinha o desejo de vê-las mais ativas também em casa. "Uma das jovens que participa do curso confessou que não sabia que banana tinha casca", conta Edna para exemplificar o grau de dependência de algumas delas.

A aluna Francisca Antônia de Lima Gomes diz está aprendendo bastante com o curso. "Tinha vontade de aprender mais atividades de casa. Agora, meus familiares vão ficar mais tranquilos na hora de eu desenvolver alguma coisa em casa. Estou ficando mais segura e me sentindo mais útil também nas tarefas domésticas". Para as pessoas com deficiência visual que ainda não se arriscam nas tarefas diárias domésticas, ela deixa o recado: "não tenham medo de aprender".
Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Volte sempre!
Deixe aqui seu comentário ou entre em contato conosco pelo e-mail: sacescola@gmail.com