sábado, 23 de outubro de 2010

As novidades do XIII Encontro do DOSVOX

No início do mês (9 à 11) de outubro a cidade de Cascavel - PR sediava o XIII Encontro Nacional de Usuários de Dosvox, o evento contou com a presença do Professor de Informática da Sociedade de Assistência aos Cegos, Paulo Roberto Cândido que conta as novidades lançadas durante o encontro:
"Assuntos Técnicos e filosóficos sobre a informática inclusiva com o uso do DOSVOX (Software com síntese de voz) foram tratados por palestrantes qualificados e inseridos no processo de inclusão digital de pessoas com deficiências visuais.
O Coordenador do Projeto Dosvox da UFRJ Professor Dr. José Antônio Borges apresentou as novidades da versão 5.0 do Dosvox que será lançado oficialmente dentro de dois meses. Dentre as novidades podemos destacar a nova tela gráfica do software, o Twittervox e a nova estrutura do JOGAVOX, uma ferramenta que permitirá professores e alunos criarem seus próprios jogos pedagógicos.
Durante o evento, foi lançado o livro "Dosvox o que você deseja" de autoria de Ida Beatriz Mazzillo, uma obra destinada aos multiplicadores que desejam ensinar DOSVOx. Pesquisadores da UNIOESTE e da UNICANP também apresentaram trabalhos para a comunidade de pessoas cegas, como calculadora científica (OMatchvox), a lupa eletrônica de baixo custo e o ampliador de telas.
Ao final do evento, foram apresentadas as candidaturas das próximas cidades que pretendem sediar o encontro Dosvox em 2011, Goiânia, Porto Alegre e Manaus. Uma destas cidades será a escolhida para receber o XIV Encontro Nacional de Usuários de Dosvox."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Volte sempre!
Deixe aqui seu comentário ou entre em contato conosco pelo e-mail: sacescola@gmail.com