domingo, 19 de setembro de 2010

Oficina: “Voando no Tapete Mágico”


Apresentação:
Os contos tradicionais são exemplos de uma herança cultural coletiva, focalizada nas vivências humanas. Mediante uma linguagem própria, recorrendo ao «maravilhoso», grandes emoções são experimentadas nestas histórias, onde estão simbolizados conflitos humanos universais. Nomeadamente conflitos comuns no pensamento de cada um, como as rivalidades, a rejeição e a luta pela independência.

Objetivo:
Despertar a criatividade dos alunos explorando os sentidos: tátil, cinestésico e auditivo por meio da vivência grupal.

Metodologia:
A oficina “Voando no Tapete Mágico” visa possibilitar maior interação entre os alunos usando recursos lúdicos como música, contação de histórias tendo como fundamento básico conceitos de arte-educação e psicodrama educacional.

Período:
Dia 20 de setembro de 2010, de 9:30hs às 11:30 hs.

Público alvo:
Alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental do Instituto Hélio Góes.

Materiais:
• som;
• cadeiras;
• sala climatizada.

Responsáveis pelo projeto:

André Souza de Pontes
CREFITO 5081, bacharel e licenciado pela UNIFOR – Universidade de Fortaleza (Ce) em Terapia Ocupacional, formação em Arte-terapia e Arte-educação com Márcia Araújo (Psicóloga – Pe), formação na Arte de Contar histórias com Inno Sorsy (Inglaterra) e Arnaldo Reis (Pe). Especialista em Acupuntura e Eletroacupuntura pela ABACO – Associação Brasileira de Artes e Ciências Orientais, no Rio de Janeiro. Coordenação e instrutoria do Projeto Retalhos com Vida, vinculado à Associação de Apoio ao Programa Comunidade Solidária nos anos de 1999 e 2000. Coordenação de grupo de crianças autistas e orientação de seus respectivos agentes terapêuticos na elaboração e execução de diversas atividades, desde atividades pedagógicas a atividades da vida diária na Fundação Especial Permanente – Casa da Esperança no período de 1995 a 1996. Promoveu ensino de percussão no projeto comunitário a crianças e jovens carentes no Mondubim (Ce) – Projeto Cantarte. Atualmente é terapeuta Ocupacional da Escola de Ensino Fundamental e Médio Almirante Tamandaré, onde desenvolveu trabalhos ligados a Arte-terapia, secretariado em Educação e Cultura do NURIA – Núcleo de Referência e Integração em Artesanato, Terapia Aquática voltada à Reabilitação. Ministra aulas em cursos de pós-graduação na UVA – Universidade Vale do Acaraú (Fortaleza-Ce) e no INTA – Instituto de Teologia Aplicada (Sobral - Ce).

Carmen Maria Ribeiro Gonçalves Meneses
CRP 11/0557, bacharel e licenciada pela UNIFOR – Universidade de Fortaleza (Ce), em Psicologia, especialista em Psicologia Escolar e Educacional pelo Conselho Federal de Psicologia, formação em Arte-terapia e Arte-educação com Márcia Araújo (Psicóloga – Pe), formação na Arte de Contar histórias com Inno Sorsy (Inglaterra) e Arnaldo Reis (Pe). Desde de 1989 desenvolve trabalhos nas áreas de Psicologia Educacional e Psicologia Clínica. Foi Psicóloga Escolar do Colégio Santo Inácio durante 14 anos. Foi coordenadora de estudos e eventos do Instituto Alif, promoveu assessoramento em arte e cultura a projeto comunitário a crianças e jovens carentes no Mondubim (Ce) – Projeto Cantarte. Desenvolveu capacitação para educadores da Associação Maria Mãe da Vida (Fortaleza/ Ce) de 2006 à 2008. Realiza palestras, cursos, oficinas a instituições escolares, clínicas e empresas assim como trabalhos voluntários na ONG ‘Semeador’ (Fortaleza/Ce).


Stella Maria de Oliveira Theophilo
MEC - CE 4420, pedagoga com habilitação em Orientação Educacional. Psicodramatista pelo Centro de Socionomia e Formação em Psicodrama da Fundação de Estudos e Pesquisas Socionômicas do Brasil - FEPS do Brasil. Professora e orientadora de estudos para crianças e adolescentes através de um trabalho dinâmico e criativo utilizando recursos dramáticos como diferencial. Trabalhos anteriores em instituições de Ensino como Orientadora Educacional na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Atuou como Coordenadora Pedagógica numa Creche. Atualmente trabalha como Orientadora Educacional numa escola do município com as turmas de EJA.

CONTATOS:
Avenida Barão de Studart, 1165, sala 703, edifício Duarte - Aldeota
Mail: tapetemagico786@yahoo.com.br
 (85) 9959 7925 (André)
(85) 9999 5333 (Carmen)
(85) 8896 2819 (Stella)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Volte sempre!
Deixe aqui seu comentário ou entre em contato conosco pelo e-mail: sacescola@gmail.com