segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Acessibilidade - Para-atleta lança manual sobre direitos do deficiente


Para locomoverem-se em Fortaleza, os deficientes físicos sofrem com diversos problemas. A falta de acessibilidade e o desrespeito são os principais, dizem. Por isso, o escritor Henrique Gurgel trouxe a problemática à tona no seu livro "Manual dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Ceará", que será lançado no próximo dia 16 de setembro, na Universidade de Fortaleza (Unifor).
Gurgel, que também é atleta paraolímpico, explica que a publicação será uma espécie de manual para os deficientes. Eles poderão aprender como proceder nos casos em que seus direitos forem negados.
Ele afirma que nem 10% dos cearenses com deficiência física sabem quais são os seus direitos e que, por isso, não podem fazer reclamações. Principalmente porque o poder público não cumpre a sua obrigação, segundo ele, de informar as pessoas sobre os seus direitos.

Privação

"A principal dificuldade enfrentada pelos deficientes é a falta de acessibilidade. Sem isso, não temos acesso à educação, saúde e lazer. Ficamos privados de quase tudo", diz o atleta. Conforme Gurgel, a acessibilidade é uma questão muito complicada em Fortaleza, já que são poucos os locais que estão preparados para dar acesso a todos.
Para a estudante da Sociedade de Assistência aos Cegos (SAC) Francisca Elias, falta muito para que a Capital alencarina possa se tornar acessível a todos. "As calçadas são altas, existem muitos buracos nas ruas e faltam equipamentos que nos ajudem a atravessar a via".
Ela também reclama da falta de respeito dos motoristas. "Às vezes, o sinal de trânsito já está fechado, mas os carros não param para que nós possamos fazer a travessia da rua", declara Francisca Elias.

Ajuda

Já o deficiente visual Tiago Sampaio diz acreditar que pequenas mudanças podem ajudar bastante os deficientes físicos. "Sinais de trânsito sonoros, além de rampas e modificações nas calçadas já iriam nos ajudar muito", afirma.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Volte sempre!
Deixe aqui seu comentário ou entre em contato conosco pelo e-mail: sacescola@gmail.com