quinta-feira, 18 de outubro de 2012

LUVA ELETRÔNICA

Eis aqui algumas imagens que ilustram os experimentos conduzidos pelo pesquisador Francisco Oliveira (foto), da Virginia Tech, em seus experimentos com o sistema que desenvolveu, em apoio ao aprendizado de matemática por alunos com deficiência visual, com vistas à sua tese de doutorado.

A primeira das fotos mostra a sala de aula inclusiva, em que a aluna loira de óculos escuros é a deficiente visual. O professor usa uma varinha com ponta azul, cuja posição é captada por uma câmera situada no teto (não aparece na foto). Em frente à aluna cega, há uma bandeja sobre a qual ela posiciona a mão usando a luva tátil (branca). Por sobre a bandeja, uma câmera voltada para baixo acompanha os movimentos de mão da aluna por sobre a superfície da bandeja, onde está posicionado um desenho em alto relevo idêntico ao que está sendo apontado pelo professor:

 
No detalhe, vê-se a câmera da aluna e sua utilização da luva tátil, que possui os oito atuadores vibratórios que estimulam a palma de sua mão, direcionando-a a apontar para o local correto do gráfico em relevo:

A luva, em close, é constituída de um quadrilátero escuro em que estão posicionados oito motores vibratórios de telefone celular. Esse quadrilátero é envolto por uma camada de tecido claro e agradável ao toque dotado de duas alças com velcro que funcionam como presilhas para fixar a mão do usuário ao implemento:


Na visão do sistema, o ponto verde é onde o professor está apontando no gráfico da parede (quadro-branco), enquanto o ponto azul é onde a aluna está apontando no gráfico que tem à sua frente, na bandeja. Para que ambos apontem para o mesmo local, a aluna receberá da luva um determinado estímulo que, com o devido treinamento, a levará a reposicionar sua mão no local exato, permitindo que seus dedos apalpem o gráfico no lugar certo sendo mencionado na explicação do mestre:



E, por fim, um exemplo do que seria um gráfico em alto relevo, no caso, mostrando um mapa dos EUA, com cabeçalho em Braille, que pode ser interpretado por um usuário cego devidamente treinado:



No dia 16 de outubro o professor Francisco Carlos de Matos Brito Oliveira pesquisador da UECE esteve no Instituto Hélio Góes para demostrar aos professores como o funcionamento da luva eletrônica.


Sra josélia Almeida presidente da Sociedade de Assistência aos Cegos testando a luva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Volte sempre!
Deixe aqui seu comentário ou entre em contato conosco pelo e-mail: sacescola@gmail.com