sábado, 25 de abril de 2015

TEATRO INFANTIL ACESSIVEL
Miralu e a Luneta Encantada
 
 
Espetáculo acessível para crianças com deficiência será apresentado pela primeira vez no Festival Palco Giratório em Fortaleza
 
O Grupo Bandeira das Artes apresentará neste domingo (26) o espetáculo "Miralu e a Luneta Encantada", às 17h, no Teatro SESC Emiliano Queiroz, integrando a programação da 18ª edição do Festival de Artes Cênicas Palco Giratório 2015. O projeto do espetáculo foi contemplado pelo Programa BNB de Cultura / Parceria BNDES em 2012 e aborda a deficiência visual em sua temática.
 
Segundo dados do IBGE (2010), o Ceará tem 2.340.329 pessoas com deficiência e 646.493 desse universo estão em Fortaleza, distribuídas nas mais diversas faixas etárias. Pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, de acordo com a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU. Em se tratando da deficiência sensorial, que compreende a deficiência visual e auditiva, existem vários recursos de tecnologia assistiva que favorecem a acessibilidade cultural tanto de crianças e de jovens, quanto de adultos e de idosos, tais como a audiodescrição, a legendagem para surdos, a tradução para a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), dentre outros.
Acessibilidade cultural diz respeito a um conjunto de medidas previamente planejadas para assegurar o acesso e a fruição das pessoas com deficiência aos bens, produtos, serviços e atividades culturais, bem como aos locais e eventos destinados à difusão cultural, de forma ampla, irrestrita e autônoma, afirma Klístenes Braga, um dos fundadores do grupo.
 
Sobre o grupo
 
O grupo é formado por atores e pesquisadores da UECE e trabalha na perspectiva de que todas as crianças sem distinção possam participar efetivamente da vida cultural através de uma programação teatral acessível. Em 2010, o grupo realizou a primeira sessão de teatro infantil com acessibilidade no Ceará, com a produção do musical infantil "A Vaca Lelé", assistida por crianças com deficiência visual e intelectual, bem como por crianças surdas. Agora chegou a vez de os pequenos espectadores conferirem a história de "Miralu" com o apoio dos recursos da audiodescrição e da tradução em LIBRAS.
 
Sobre o espetáculo
 
Miralu era uma menina parecida com qualquer menina que existe por aí. Igualzinha, mas DIFERENTE. Ela tinha um amigo muito querido e uma família aparentemente legal. Um primo que era metido a Super-Herói, uma tia que fazia tudo pra ela e um tio que trabalhava muito para que todos na família tivessem uma vida boa. Miralu bem que tentava ajudar todos eles, mas eles não deixavam porque ela era DIFERENTE. Até que um dia Miralu desejou não ser mais DIFERENTE...

O espetáculo aborda a deficiência visual em uma encantadora história de superação e descoberta de novas possibilidades. Num passe de mágica, a nossa protagonista segue em busca de realizar o seu maior desejo. O que ela não sabia era que nem tudo é o que parece, mas que tudo pode estar ao alcance do coração.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Volte sempre!
Deixe aqui seu comentário ou entre em contato conosco pelo e-mail: sacescola@gmail.com