quarta-feira, 13 de junho de 2012

Uso de laser ajuda pacientes com glaucoma na aderência ao tratamento e reduz custos

Uma tecnologia trazida ao Brasil pioneiramente pela Cerpo Oftalmologia promete ser uma alternativa para os altos custos e efeitos colaterais que levam muitos pacientes de Glaucoma a suspender o tratamento com colírios. É a Trabeculoplastiva Seletiva a Laser (TSL), que consiste em tratar algumas formas da doença por meio de laser. A TSL foi introduzida no Consenso de Glaucoma Primário de Ângulo Aberto da Sociedade Brasileira de Glaucoma, ou seja, passou a ser reconhecida e indicada pela instituição.
“Assim como os colírios, a TSL pode reduzir a pressão intra-ocular, principal causa do Glaucoma. Quando muito elevada, ela provoca lesões no nervo ótico e traz comprometimento visual e até cegueira. A diferença é que com a tecnologia a laser não existem os efeitos colaterais comuns no uso de colírios como: irritação, inflamação, escurecimento e alergia dos olhos. Além disso, muitos pacientes esquecem de usar os colírios todos os dias como é recomendado, o que prejudica o tratamento”, explica José Garone Gonçalves Lopes Filho, oftalmologista do H.Olhos (Hospital de Olhos Paulista).
A TSL é procedimento efetivo, seguro, não invasivo, realizado em consultório e sem a necessidade de anestesia ou internação. Outra vantagem importante é que os custos da aplicação da TSL são muito inferiores ao do tratamento feito com colírios, oferecendo a possibilidade do controle da pressão intra-ocular por um período médio de 6 a 8 meses. Após esse período, o tratamento pode ser repetido.
Essa economia se torna mais relevante levando-se em conta que pacientes com glaucoma normalmente se encontram na faixa etária acima de 55 anos, onde na maioria das vezes também gastam com medicações para o controle da pressão arterial, diabetes, etc.
A TSL não está indicada nos casos muito avançados nem nos casos onde é necessária uma rápida redução da pressão intra-ocular pois a estabilização da mesma ocorre apenas no intervalo de 1 a 6 semanas. Também está contra-indicada em casos de glaucomas de ângulo fechado, provocados por trauma e inflamatórios.
Não é necessário nenhum preparo especial para a realização do procedimento nem repouso após o mesmo. Os pacientes podem apresentar um leve desconforto local durante e após a aplicação do laser, que normalmente é resolvido com colírios antiinflamatórios.
Fonte: Porta-Voz Comunicação Estratégica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Volte sempre!
Deixe aqui seu comentário ou entre em contato conosco pelo e-mail: sacescola@gmail.com