terça-feira, 13 de setembro de 2011

Arte sem barreiras - o teatro e a pessoa com deficiência visual

SESC de Pernambuco exibirá peça acessível

Essa é a proposta do projeto/espetáculo Nem sempre Lila, do Grupo Quadro de Cena (PE), que estréia no teatro Marco Camarotti (SESC Santo Amaro), no dia 21 de setembro, data em que se celebra o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, um espetáculo que pretende estimular a reflexão acerca do processo de inclusão através da implementação de tecnologias assistivas para supressão de barreiras.Utilizando-se do recurso da áudio-descrição, voltado a pessoa com deficiência visual, o espetáculo vai inserir esse espectador no mundo mágico das imagens.

O projeto está vinculado à pesquisa da mestranda Andreza Nóbrega denominada "Caminhos para Inclusão: uma reflexão sobre a áudio-descrição no teatro infanto-juvenil". Sob a orientação do doutor Francisco José de Lima, que integra o corpo docente do programa de pós graduação em Educação da UFPE, a pesquisa se dispõe a investigar as contribuições da áudio-descrição na linguagem teatral para o processo de inclusão educacional, cultural e social da pessoa com deficiência visual.

Com o incentivo do SESC Pernambuco, Nem sempre Lila fica em cartaz nos dias 21, 22, 27, 28 e 29 de setembro no Teatro Marco Camarotti, primeiro de Pernambuco especializado em teatro para infância e juventude. Na ocasião serão realizadas entrevistas de recepção da áudio-descrição a fim de coletar dados para a pesquisa. A parceria com o SESC possibilitou a execução da pesquisa e montagem do espetáculo.

SINOPSE:

Era uma vez Lila, uma menininha (não tão menininha), que caiu num buraco depois de viver uma história sem "o feliz pra sempre" dos contos de fadas: a separação dos pais. Num dia de domingo, guiada por pensamentos e questionamentos, Lila embarca na brincadeira de ser a história: ela mergulha no universo das princesas, da Moura Torta e do Amor entre Recife e Olinda, entrelaçando e costurando esses contos com a sua própria vida. Lila está crescendo, e começa a descobrir que o mundo tem muitas formas diferentes de girar, mas ela vai ter que cavar bem fundo se quiser descobrir tudo. Cava, cava, cava!

SERVIÇO:

Nem sempre Lila

Quando: 21 e 22/09 às 15h 27/09 às 10h 28/09 às 15h 29/09 às 10h

Onde: Teatro Marco Camarotti (Rua do Pombal, s/nº - Santo Amaro, Recife-PE)

Entrada gratuita para todos

Agendamento: Rute Pajeú (81) 9606.7758


Fonte: Rede Saci

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Volte sempre!
Deixe aqui seu comentário ou entre em contato conosco pelo e-mail: sacescola@gmail.com