MEMORIAL WALDO PESSOA
A Sociedade de Assistência aos Cegos, situada à Rua Padre Anchieta 1400, no Bairro de São Gerardo, realizará no dia 05 de Dezembro ás 14 horas, uma homenagem aos voluntários da entidade no decorrer do evento será realizada a cerimônia de inauguração do Memorial Waldo Pessoa, que ficará aberto ao público. Na sala, os visitantes verão todos os títulos, troféus, pertences pessoais e material de trabalho do referido médico.
Francisco Waldo Pessoa de Almeida foi Fundador do primeiro Banco de Olhos do Ceará. Inaugurado em 16 de Dezembro de 1976, Idealizou e implantou em 1970 o Programa de Prevenção à Cegueira nas Escolas sob o apelo Professor Teste a Visão de Seus Alunos que visa inserir a Escala de SNELLEN como material didático, Implantou na Sociedade de Assistência aos Cegos o Centro de Estudos DOSVOX - interface sonora que permite à pessoa cega o uso do computador em 1996 (esse centro é o único existente no Ceará).
Recebeu o Prêmio SEREIA DE OURO em 1990, como reconhecimento pelo trabalho filantrópico desenvolvido em prol da Prevenção da Cegueira em nosso estado bem como por sua atuação à frente da Sociedade de Assistência aos Cegos onde criou e implantou todos os programas que estão em funcionamento naquela entidade que visam minimizar toda problemática da cegueira nas diversas áreas de atuação - saúde, educação, profissionalização e integração da pessoa cega à sociedade. Em setembro de 2005 o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, em seu XXXIII Congresso Brasileiro de Oftalmologia, concede homenageia por seu profícuo e ético trabalho dedicado à promoção, enriquecimento e prestígio da Oftalmologia brasileira.
Waldo Pessoa faleceu no dia 14 de Dezembro de 2006 de forma trágica, quando o seu consultório particular foi invadido por meliantes que anunciaram um assalto e ele, por ser destemido e buscar defender a sua propriedade, reagiu e foi brutalmente assassinado.
A inauguração de um memorial que homenageará esse médico inesquecível, deixando para os que o conheceram e para os que o conhecerão através de suas obras, é uma forma de enaltecer a presença dele entre nós, antes fisicamente com o seu trabalho e agora
Espiritualmente com seus feitos memoráveis que deixou como legado, será uma grande oportunidade que todos nós cearenses e brasileiros, principalmente, teremos para nos espelhar em um homem que soube ser Pai, Profissional, amigo, batalhador pelas causas das pessoas com deficiência visual e cidadão que soube muito bem justificar a sua vida no Planeta Terra.
SERVIÇO:
CERIMONIA DE INAUGURAÇÃO DO MEMORIAL WALDO PESSOA
LOCAL: Sociedade de Assistência aos Cegos (Rua Padre Anchieta, 1400 – São Gerardo)
HORA: 14h.
DATA: 05/12/2014
CONTATO: (85) 3206.6841 (Juliana Durand e Ruth Souza)
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MEMORIAL: Em dias de visita a entidade (Nos dias de quarta-feira).