quinta-feira, 22 de abril de 2010

Cerimonial de Ética e Cidadania



Será que hoje existem índios como antigamente?

"Será que hoje existem índios estão dando o real valor a sua cultura? Ou os mesmos deixaram que outras pessoas tomassem suas terras, seus direitos ou pior a sua identidade cultural?
Há muito anos atrás havia uma nação. Nessa nação não existia desigualdade social, todos se respeitavam, viviam da pesca, retiravam apenas o que necessitavam da mãe natureza. Até que um dia, especificamente no dia 22 de abril de 1500 os habitantes dessa terra se depararam com pessoas egoístas, que se diziam donas daquela terra. Terra que eles próprios cuidaram e tinham carinho, pois era dela que retiravam o seu sustento.
Hoje, dia 19 de abril se comemora o dia dos índios, mas onde estão esses índios? Os próprios estão deixando sua identidade de lado e passando a viver como aquelas mesmas pessoas que tiraram deles a liberdade, o direito de morar em suas próprias terras, o direito de expressar-se sem medo do que possa acontecer." (Sabrina Siqueira)
Obs: O cerimonial de hoje, dia 22 de abril foi direcionado e explorado pela professora Lana D'ávila, onde abordou questionamentos significativos e reflexivos para data de hoje, tipo: O Brasil foi realmente descoberto? Descobrimento ou invasão?
Logo após o aluno Paulo César contribui lendo um texto sobre o assunto que está na postagem de hoje do blog, sob o tema: "Descobrimento do Brasil". Para finalizar a professora Lana leu um texto da aluna Sabrina Siqueira do 9° ano do Instituo Hélio Góes que se referia aos índios e ao descobrimento do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Volte sempre!
Deixe aqui seu comentário ou entre em contato conosco pelo e-mail: sacescola@gmail.com